Meu parente teve um derrame e não consegue mais falar! O que devo fazer?!
- Fga Patrícia Delsin

- 13 de set. de 2022
- 1 min de leitura

O “derrame” é decorrente de alterações nos vasos sanguíneos do cérebro, que podem entupir ou se romper. Em termos médicos, isto é chamado de AVE: acidente vascular encefálico. Como resultado de um AVE, a circulação sanguínea cerebral é prejudicada e as células cerebrais morrem na área onde houve falta de circulação.
Em caso de danos em áreas do cérebro envolvidas com a linguagem, a capacidade da pessoa falar e compreender, pode ficar comprometida, condição que chamamos de afasia.
Na afasia, o indivíduo passa a apresentar dificuldades para se comunicar por meio da fala e de entender o que dizem as pessoas. Em alguns casos, é capaz de formar frases, mas omite algumas palavras. É comum esquecer o nome das palavras ou trocá-las por palavras semelhantes ou apresentar uma fala confusa, difícil de ser entendida. A linguagem escrita e a leitura também podem estar comprometidas.
O tratamento do paciente com afasia requer a participação de um fonoaudiólogo, que irá promover a reabilitação da comunicação oral e escrita do paciente. Em princípio, qualquer pessoa sofrendo de afasia, é candidata à terapia fonoaudiólogica. A duração do tratamento é variável, dependendo de cada caso.
Quer saber mais sobre a terapia ou precisa de ajuda? Nos contate!
Fonte: SBFa
Tags: Fonoaudióloga Campinas, Fono Campinas, Clínica de fonoaudiologia Campinas, Afasia, Terapia afasia Campinas, Terapia afasia, fono afasia






Comentários